O Galgo Espanhol

19 julho 2016



Esse não é um post bonitinho sobre esses cachorros magrelos tão fofos e de pernas tão compridas (e orelhas engraçadas), mas é um post necessário para tentar dar voz a quem não tem. E é um post triste, então é melhor prosseguir com cautela se você tem coração meio mole que nem eu.

Muita gente talvez não saiba, mas todos os anos na Espanha, ao fim da temporada de corrida e caça, estima-se que entre 50.000 a 100.000 galgos são abandonados ou descartadas pelos seus galgueros. E a forma como eles são “descartados" é o mais longe de humana possível (se é que existe alguma forma humana de abandonar um animal indefeso). Os galgos que não prestam para a função que tem na Espanha (correr atrás de uma Lebre) ou que causam desonra aos seus donos por não serem rápidos ou bons o suficiente, são enforcados em árvores, queimados vivos, amarrados para morrer de fome, arrastados por carros... sofrem qualquer tipo de tortura que você possa imaginar. O horror ao qual esses animais são submetidos é uma situação conhecida dentro da própria Espanha, mas como os galgos não são considerados animais de estimação e sim de trabalho, as leis de bem estar animal não se aplicam a eles e as autoridades não fazem nada para acabar com essa tradição.

Você pode ler sobre o massacre de galgos espanhóis aqui (em inglês) e aqui (imagens fortes).



Por sorte, diversos abrigos na Espanha se dedicam a resgatar esses animais incríveis e a tentar lhes dar uma vida digna depois de tanto sofrimento nas mãos dos seus galgueros. Abrigos no resto da Europa e nos Estados Unidos também recebem galgos dos abrigos espanhóis e os ajudam a encontrar lares amorosos até mesmo do outro lado do oceano.

Se você quiser saber mais sobre os galgos espanhóis e como ajudá-los, você pode visitar e divulgar o trabalho tão lindo dos abrigos e dos voluntários que se dedicam a esses cachorros magníficos. Até uma doação de um euro por mês já faz a diferença, e conscientizar o máximo de pessoas possível sobre o que acontece na Espanha é a única forma de mudar as coisas para essa raça incrível.

Alguns abrigos na Espanha:

Galgos 112
Fundación Benjamín Mehnert
Galgos del Sol
SOS Galgos
Galgos del Sur

Só pra terminar esse post numa vibe mais positiva, aqui vai um vídeo amor de galgos, galgas e galguinhos resgatados, felizes e brincando na nova área de exercícios do Galgos del Sol.

Fotos e trailer por Yo Galgo.

15 comentários:

  1. </3

    como podemos ser tão maus a ponto de considerar um animal como um "instrumento" de trabalho?
    claro que estamos em uma balança em que existem pessoas boas e pessoas ruins, basta você querer pender para o lado certo... Mas mesmo que fosse só uma pessoinha que pensasse dessa forma já seria um verdadeiro horror!
    o lado bom é que existem pessoas que se comprometem a cuidar e dar amor e um novo lar para esses animaizinhos.
    você é uma fofa, luh! obrigada por dividir essas coisas com nós!

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia dessa tradição! Que coisa mais podre! como se não bastassem as touradas, ainda tem essa?! Olha, está cada dia mais difícil ter fé na humanidade viu...

    ResponderExcluir
  3. ai meu coração mole :( :( :(

    ResponderExcluir
  4. ai meu coração mole :( :( não sei como as pessoas tem coragem de maltratar os animais assim, me da um aperto enorme

    ResponderExcluir
  5. Aff, não conhecia essa historia. Que meda isso, as pessoas que fazem isso deveriam começar a repensar e ser unidas pelos seus atos.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, Luiza.. eu não fazia ideia da triste realidade desses dogs aí.. é de deixar o coração em pedacinhos.. caramba :(
    E ainda bem que tem gente do bem que ajuda e resgata esses lindos aí. Obrigada por compattlhar.. aqui r vou ler mais a respeito e tentar ajudar de alguma forma ♥

    ResponderExcluir
  7. Que triste. Não consigo imaginar, não consigo pensar que alguém possa cometer tanta atrocidade assim. E o número de galgos abandonados é muito expressivo. Obrigada por nos mostrar essa realidade, eu nem fazia ideia de que coisas assim aconteciam.

    ResponderExcluir
  8. O ser humano sempre me surpreende, mas eu tenho esperanças que a situação desses cachorrinhos vai mudar. O negócio é que com tanta gente má no mundo a gente tem que sempre tentar enxergar o lado bom das coisas se não a gente fica doido, hahahaha.♥

    ResponderExcluir
  9. Tourada é mais uma dessas "tradições" bizarras que num tem pra que existir. Falta um pouco de empatia.

    ResponderExcluir
  10. Como que as pessoas conseguem olhar um ser vivo e ver um objeto é difícil de entender.

    ResponderExcluir
  11. Sim. Talvez assim elas pensassem duas vezes antes de cometer uma atrocidade dessas.

    ResponderExcluir
  12. Nem eu, fiquei bem chocada de saber que isso acontece (e ainda mais tão perto de casa). O bom é que sempre tem gente boa nesse mundo dedicada a ajudar quem precisa. ♥

    ResponderExcluir
  13. Temporada de caça tá pra começar e daqui a pouco terminar. Aí chega no final do ano tem mais um monte de cachorro abandonado. Estou louca pra ter condições de adotar um, tentar ajudar um pouquinho, sei lá!

    ResponderExcluir