Évora, Adeus

11 outubro 2016

img_20160331_153055

Aviso logo que esse é um post repleto de saudades dessa terrinha que me acolheu tão bem nos últimos meses.

Quando fiquei sabendo que ia para Évora, no Alentejo, fiquei meio com o pé atrás. Já tinha morado no Alentejo durante alguns meses em 2004 e conhecido Évora meio por alto naquela época, mas as memórias que eu formei da cidade não eram das melhores. Irônico que só quase doze anos depois que eu tive a oportunidade de conhecer esse lugar de verdade, com a mente mais amadurecida e com o coração mais aberto.

Evora 1

Évora é uma cidade histórica. Morar dentro de muralhas milenares era mergulhar um pouquinho no passado todos os dias. Vou sentir saudades desse contato constante e tão próximo com a história. De tomar sorvete nos jardins de Diana, ao pé de um templo romano do séc. I. De sempre saber as horas graças aos sinos das Igrejas (nem sempre coordenadas). Dos concertos de música clássica e os eventos culturais que podia assistir da varanda (e até dos festivais ruins, desnecessários e barulhentos que não me deixavam dormir a noite). De caminhar pelos jardins de um palácio imaginando as festas extravagantes da nobreza que deviam ocorrer ali.

IMG_20160721_222826


Quando cheguei em Évora, quase no final do ano passado, era Outono e a cidade toda parecia morta. A Primavera trouxe vida nova a tudo. Na última vez que sai para fotografar, já era auge do verão, mas o verde era abundante e as cores estavam mais fortes que nunca. Infelizmente essa beleza veranil vem acompanhada de um calor dos infernos. O Alentejo é uma das zonas mais quentes de Portugal e eu tive como confirmar isso na pele, literalmente.

Fica a dica: se alguma vez estiver pensando em fazer uma visita ao sudeste de Portugal, não venha no verão.



Sempre soube que minha estadia em Évora seria passageira, mas com certeza o novo carinho que tenho por essa cidade vai ficar comigo para sempre.

26 comentários:

  1. Que lugar mais lindo <3 Suas fotos são sempre incríveis!

    ResponderExcluir
  2. que cidade linda, tem cara de filme medieval <3

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que chato, mas não deixa a nostalgia tomar conta de você, afinal, você não está proibida de voltar caso um dia queira visitar :D

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Não conheço Évora, mas fiquei encantada com suas fotos! Portugal é tão lindo...


    Boa sorte na nova fase! :)

    ResponderExcluir
  5. Nossa, deve ser muito interessante morar no meio dessas muralhas.
    Eu que sou apaixonada por história e arquitetura, ia me sentir no paraíso. Gosto muito de ficar sentada observando e pensando o que acontecia em determinados lugares em épocas passadas, isso porque nunca estive em muralhas tão antigas assim. Cenário inspirador, assim como boa parte de Portugal!

    Boa sorte na próxima morada.

    Um beijo
    www.nossorelicario.com

    ResponderExcluir
  6. Parece demais. De vez em quando me sentia em Downton Abbey, hahaha.

    ResponderExcluir
  7. Tive que ir até lá duas vezes na mesma semana no mês passado, ô sensação gostosa mas estranha que foi voltar.

    ResponderExcluir
  8. Olha, se eu que nunca tive um interesse muito grande por arquitetura fiquei encantada, imagino quem tem. ♥︎
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Que coisa linda de lugar! Sabe que eu estava pensando justamente isso hoje? De vivermos em lugares que antes foram tantas coisas. Vivermos a vida moderna onde o passado aconteceu e deixou tanta história.
    Moro numa cidade histórica e trabalho numa outra um pouco mais antiga, e hoje na hora do almoço passei por uma casa antiga de janelas e pé direito enormes, e lá dentro um salão de cabeleireiro.
    Encontrei ali algum conforto. :)

    ResponderExcluir
  10. oi linda
    para variar suas fotos completamente maravilhosas!
    você consegue passar uma sensação única de ~por favor, quero morar nesse lugar agora~

    mas amiga, sentir saudade não é ruim... acho que o contrário, porque se você sente falta de algo/um lugar significa que foi muito feliz e viveu várias experiências que só irão de acrescentar!!

    ♥︎

    ResponderExcluir
  11. Que lugar lindo. Olha essas cores, esse verde, esse céu, essas plantas... <3

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia Évora mas estou apaixonada pela cidade pelas suas fotos! Que lugar lindo! Fora que cidades históricas são sempre as minhas favoritas <3

    ResponderExcluir
  13. aaaaai como eu morro de vontade de conhecer portugal!!! mais um pedacinho pra lista. e que fotos incríveis!

    ResponderExcluir
  14. Que delícia viver em meio a tanta história. Não conheço Évora, e vou deixar para conhecer na Primavera, que tal? ;)
    Lindas fotos, fiquei encantada. E curiosa também: qual o próximo destino?

    Um beijo :*

    ResponderExcluir
  15. Que lugarzinho mais lindo. Certamente ficaria de coração partido de ter que ir embora de um lugar assim, mas o gostoso é manter is bons momentos guardadinhos com a gente. Lindas suas fotos, quero conhecer Portugal logo <3

    ResponderExcluir
  16. Acho isso tão mágico. A gente tem uma certa tendência de imaginar o passado como se tivesse acontecido em algum outro plano, alguma realidade paralela, mas aconteceu exatamente onde a gente pisa hoje em dia. A água que a gente bebe e que caí do céu é a mesma da época dos dinossauros, hahahaha. Se eu começo a divagar sobre isso não paro nunca.

    ResponderExcluir
  17. É tipo aquelas definições poéticas de "saudade" que os gringos dão: o amor que fica. E ficou um amor enorme por esse cantinho. ♥︎

    ResponderExcluir
  18. É uma cidadezinha linda, vale a pena conhecer. ♥︎

    ResponderExcluir
  19. Melhor época pra conhecer! Os jardins da cidade ficam lindos.
    Estou em Lisboa agora, e devo ficar ao menos até Julho.
    ♥︎

    ResponderExcluir
  20. Esses dias tive que ir até lá e deu a maior sensação de estar voltando "pra casa". ♥︎

    ResponderExcluir
  21. Fico imaginando que deve ser fantástico morar em um lugar tão lindo assim, né? Se um dia ir em Évora quero ir na primavera, para te o prazer de ver cenário tão deslumbrante com esses das fotos!!
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
  22. Venha sim! Apesar do Outono ser minha época favorita do ano, tudo fica mais bonito com as flores da primavera. ♥︎

    ResponderExcluir