Lisboa, Lisboa

19 novembro 2017



Se prepara pra um monte de fotos aleatórias e não muito coerentes da minha querida Lisboa, que estavam perdidas no celular. Achei uma boa oportunidade pra tirar a poeira do blog e falar um pouco desse lugarzinho que me faz tão bem. Eu amo essa cidade num nível bem surreal, mesmo com todas as ladeiras (e bota ladeira nisso), os seis meses de verão e as calçadas estreitas e escorregadias (que estão finalmente sendo renovadas, amém).




Adoro encontrar esses resquícios do passado no meio de prédios mais modernos, os parques que cortam a cidade, os inúmeros miradouros, como cada área de Lisboa consegue ser tão diferente da outra, o clima de cidade pequena e metrópole que coexistem e como parece tudo tão feliz no verão. E no outono, e no inverno, e na primavera.




Depois de um tempo a gente começa a ver um certo charme até nesse hábito de pendurar as roupas pra secar na janela. Não importa se é casaco, se é a roupa de cama, ou se é a calcinha. Também não importa se é na janela do terceiro andar ou se é no nível da calçada mesmo. No inverno, quando a paisagem fica mais monocromática, as roupas na janela são sempre um toque de cor a mais.





E pra falar da primavera, queria ter tirado fotos de quando a cidade estava toda roxinha por causa dos jacarandás plantados em tudo quanto é canto. Na época eu estava super desanimada com fotografia, fazendo planos de vender minha câmera (que acabei vendendo mesmo) e perdi a oportunidade de registrar o momento. Se eu não me engano, eles começam a florescer no começo de Maio e pintam a paisagem até meados de Julho. Primavera que vem estarei preparada, prometo.

Pra ser sincera, eu nunca pensei que eu fosse acabar morando aqui, porque o plano original era estudar em Aveiro, Leiria, ou ficar por Évora mesmo. Lisboa sempre pareceu um daqueles sonhos meio distantes, que a gente evita até de pensar muito pra não correr o risco de criar expectativas pra no final não rolar.

Mas da mesma forma que a vida às vezes puxa o tapete de surpresa, às vezes ela também empurra a gente numa direção maravilhosa. Só me resta agradecer e aproveitar.

16 comentários:

  1. Eu não sei se dou um treco de felicidade e amor pelas fotografias lindas, pelo layout maravilhoso (quando vai ter uma loja sua de template no etsy mesmo? rsrsrs) ou se por tu ter postado, hehe. :)

    Lisboa é tão bonita... Me passa uma sensação de nostalgia boa. Gostei tanto das fotos dos prédios que fiquei admirando um bom tempo. Quase me deu uma dor no coração quando você disse que vendeu a câmera, mas se é algo que você queria fazer, não tenho nem o que argumentar <3. Eu espero que você volte a fotografar mais, porque gosto muito dos seus registros e de quando escreve por aqui!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu tô devendo abrir essa lojinha no Etsy há um tempão, veremos se colocar em primeiro lugar na lista de resoluções de ano novo dá certo, hahaha.

      Eu gosto demais da arquitetura da cidade. Sonho em um dia – quem sabe – reformar um desses prédios abandonados, modernizar por dentro, mas manter a faixada original. A girl can dream.

      Excluir
  2. as cores desse lugar são lindas demais. de encher os olhos ♥

    e no fim, a vida é uma eterna caixinha de surpresas. ela vai lá, pega todas nossas expectativas, nosso planos, a correria do dia a dia, os desejos que parecem improváveis e mais um punhado de coisas que a gente acha que nunca vai ter interesse, mistura tudo e voalá, surge nossa crazy fucking life ♥ haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lisboa deve ter a maior concentração de paredes rosas por metro quadrado, juro, hahahaha, e eu que adoro rosa e tons pastel fico só ♡ né?

      E são justamente essa imprevisibilidade toda que às vezes tornam essa crazy fucking life tão boa. ♡

      Excluir
  3. Adorei esses Jacarandás. Será que tem aqui no Brasil?

    Puxa pena que você vendeu a câmera Luiza. Mas suas fotos com o celular ficaram ótimas, se você não comentasse eu nem perceberia rs

    Achei tão bonitinho a sua história da ideia de morar em Lisboa. Muitas vezes eu faço isso. Nem penso muito em algo porque eu tenho medo de criar muitas expectativas e me decepcionar... mas ainda bem que pra você acabou dando tudo certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tem sim, Claudia, se eu não me engano as Jacarandás vieram daí!

      A vida acabou me jogando uma surpresa bem bacana. ♡

      Excluir
  4. Recentemente saí do Brasil pela primeira vez, e, mesmo sendo pra um lugar super pertinho (Buenos Aires <3 que cidade) os olhos de pessoa de fora nunca estão 100% preparados pra a cada virada de esquina encontrar algo novo. E acho que mesmo morar em outro lugar nunca deixa de nos tirar essa sensação de outsider, e de enxergar tudo bem diferente de quem nasceu ali.

    Tudo isso pra dizer que tuas fotos estão lindas. São retratos incríveis de cotidiano mesmo, e acho que encontrar beleza nesses momentos é o que faz um lugar - e uma parte da vida - ter tanto significado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é bem isso mesmo, quando a gente é "de fora", acaba reparando em coisas que provavelmente não repararia ou apreciaria se tivesse nascido já nesse meio. E isso é uma delícia.

      Muito obrigada, Aline! ♡

      Excluir
  5. Lu, amei essa postagem. Essas fotos me despertaram um interesse enorme em conhecer Lisboa, a cidade e arquitetura é maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super recomendo uma visita a Lisboa caso surja uma oportunidade, hahaha. É uma cidade bem pequena, mas bem diversa.

      Excluir
  6. adivinha quem vai praí ano que vem, se tudo der certo, e ha de dar, hein hein? sou encantada por esse lugar, e nunca nem pisei <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E adivinha quem está empolgada com sua vinda? Vai dar sim, tem que dar, tô sentindo que vai dar. Hahahaha.

      Excluir
  7. Oi Luiza!
    Eu sou apaixonada por Portugal, nunca estive aí, mas sinto uma ligação com esse país que não sei explicar.
    Acabei de ler todos os seus posts da categoria Portugal. Gostaria de conhecer a sua história. Você é brasileira e se mudou apenas para estudar? Eu gostaria de passar um tempo em Portugal fazendo algum curso depois que eu me formar. Poderia contar ou fazer um post sobre todo o processo? Caso já tenha falado, pode me passar o link.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Eu voltei pra Portugal (já tinha morado aqui por uns dois ou três anos, antes de passar os últimos oito anos no Brasil) para viver por aqui mesmo... pelo menos até surgir a oportunidade ou vontade de ir pra outro lugar. Acho que no caso o processo acaba sendo um pouquinho diferente de vir pra estudar, na questão do visto e etc., mas se tiver qualquer dúvida ou precisar de qualquer ajuda, eu adoraria ajudar!

      Excluir
  8. oi trem lindo!
    muito bom entrar por aqui e ver que tem post novo!
    (não tão novo assim, mas também andei um pouco desanimada... não só com fotografia, mas com os blogs também)
    enfim, suas fotos estão maravilhosas como sempre, com certeza me deram mais vontade ainda de conhecer Lisboa e ver tudo isso de pertinho. ♥
    espero que esteja tudo bem por ai!
    um beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rhayanna, que bom que você apareceu por aqui! Estava com saudades!

      Normal essas fases de desânimo, né? Eu as tenho direto, hahaha. Mas poxa, assim que ela passar volte pro mundo dos blogs com seus posts e suas fotos! ♡

      Excluir